Acompanhe aqui o processo de montagem do Espetáculo: As Lendas da Lagoa Encantada
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Improviso Oxente!
Lagoa Encantada: riqueza cultural, paisagística e da biodiversidade. Imagem de Fábio Coppola.
Os debates do Improviso Oxente retornam à Casa dos Artistas, dessa vez com a proposta de mergulhar no universo das lendas da Lagoa Encantada, tema do próximo espetáculo da Companhia Boi da Cara Preta.
O primeiro convidado será o professor Reinaldo Soares, diretor do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (IBEC), autor da dissertação de mestrado: As Lendas da Lagoa Encantada e o Imaginário Popular. A participação de Soares será nessa quarta-feira (24), às 19h.
Situada na região norte de Ilhéus, a Lagoa está envolvida por uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além da paisagem caracterizada por um imenso espelho d’água de 6,4 km², cercado por fazendas e mata nativa, ela oferece um lindo espetáculo natural que desperta a curiosidade e a imaginação dos visitantes. Ilhas flutuantes se movem entre as margens da lagoa, ao sabor dos ventos. Conhecida no passado como “Lagoa de Ilhéus”, ela guarda as mais interessantes lendas que fazem parte do folclore ilheense, contadas por sua comunidade ribeirinha.
O projeto Lendas da Lagoa Encantada, da Companhia Boi da Cara Preta (grupo residente da Casa dos Artistas), tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O texto será escrito por Romualdo Lisboa, com base nos debates. Tânia Barbosa dirige a montagem do espetáculo.
No dia 31 de agosto (quarta-feira), a segunda convidada, Flávia Cristina Melo (antropóloga), discutirá o tema: Lendas e Mitos – os modos de compreensão da realidade.
A Casa dos Artistas fica na Rua Jorge Amado, nº 39, centro de Ilhéus. Vale a pena participar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário